• 05.05.2017

    05 de Maio – Dia Mundial da Hipertensao Arterial Pulmonar (2017)

    Hoje é 5 de maio, Dia Mundial da Hipertensão Arterial Pulmonar, uma doença silenciosa, rara e sem cura que atinge milhares de pessoas todos os anos.

    A falta de ar é um dos principais sintomas da HAP e por isso ela pode ser facilmente confundida com outras doenças respiratórias mais comuns como asma, bronquite ou insuficiência cardíaca. Os principais sintomas são tontura, cansaço, sensação de aperto torácico, capacidade de exercício limitada e fadiga, e se não for tratada pode levar à morte do paciente em pouco tempo.

    Para lutar por esses pacientes e melhorar o protocolo clínico que existe atualmente, a ABRAF – Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar criou o projeto Team Phenomenal Hope Brasil. Há quase um ano um grupo de atletas voluntários participa das principais corridas do Brasil levando informação sobre a doença que afeta crianças, adultos e idosos.

    Paula Menezes, diretora da ABRAF esta a frente dessa causa e é uma das atletas voluntárias que correm nas provas. Junto com a equipe da ABRAF criou uma petição online para melhorar o protocolo clínico de HAP que existe atualmente. Uma das grandes mudanças é a inclusão do tratamento de terapias combinadas que podem prolongar a expectativa de vida do paciente e retardar a progressão rápida da doença.

    Em menos de seis meses a petição online já conseguiu chegar a marca de 5 mil assinaturas e o objetivo do grupo é atingir 50 mil até outubro desse ano durante o grande desafio de “Bertioga-Maresias”, um percurso de 75km. Isso tudo através do esporte.

    Assista abaixo o vídeo que explica melhor a ação do Team Phenomenal Hope Brasil.